COLETÂNEA

Edição Palavra Livre. Macabeana Edições, 2025.
Projeto editorial: Irenà Rauda
Arte e projeto da capa: Monique Malcher
Diagramação: Carina Tavares (Quero Miolo)
Publicação em ebook.
Julho de 2025.
Publicação livro físico.
2º semestre de 2026.
Essa é a história de uma mulher em migração. Mas também é a história de muitas outras que narram, que fogem, que voltam, que lavam o mundo com suas palavras.
Nesta edição especial, a escritora Irenà Rauda reúne contos, crônicas poéticas e textos híbridos produzidos entre 2016 e 2023, em três tempos distintos de sua travessia como autora: antes da pandemia, durante o isolamento e no início do projeto experimental Macabeana, que une palavra, pintura e liberdade.
A coletânea é viva, imperfeita e pulsante. Os textos aqui reunidos não são apenas literatura, são documentos de processo, arquivos de criação, rastros de um romance em andamento e de uma mulher que se recusa a ser silenciada.
A Edição da Palavra Livre é a devolução de um território.
Um livro que renasce depois de ter sido exilado.
Um corpo de palavras que não se curva.
Para quem lê com o corpo, para quem escreve com as vísceras, para quem entende que publicar também é um gesto de resistência.
“A mulher que migra carrega consigo não só o próprio corpo, mas as diabruras do mundo que não enxerga sua força construtiva. A mulher que escreve é também migrante, que abandona casa, prisão, modo de vida. Carrega no bico a cabeça de um segredo, de uma fúria e de uma saudade. O que Irenà Rauda faz neste livro artefato, com sua linguagem experimental e provocativa, é nos levar ao caminho de muitas mulheres que criam em palavras e ações as pedras, que não mais servirão para seu próprio apedrejamento, mas para erigir uma muralha de proteção e de ataque. Contos e fragmentos que nos convocam a pensar na migração mais do que como um ato de coragem ou necessidade, mas como uma linguagem de esperança.”
Monique Malcher